Objetivo:
O objetivo deste estudo é mostrar o
verdadeiro significado da parábola do trigo e do joio, comparando
versículo a versículo, para que o entendimento real do contexto não
seja comprometido. A parábola do trigo e do joio é profunda,
objetiva, mas não é tão simples de se entender. Ela revela o
passado, o presente e o futuro do Reino de Deus e, ainda que
resumidamente, conta uma boa parte da história da humanidade.
Entendê-la não é para todos, mas aqueles que buscarem com
sinceridade, dando lugar ao Espírito Santo, certamente entenderão.
(Mt 13. 11-15).
Introdução:
Se o joio será colhido do Reino, como
disse o Salvador, (Mt 13.41), logo, o reino de Cristo é o próprio
mundo, pois é no mundo que está o joio. O teor das palavras "e eles
colherão de Seu reino", indica que o mundo (reino) era um lugar
perfeito quando foi feito pelo Criador. Mas foi logo contaminado
quando o Diabo lançou o joio no meio do trigo, portanto, convém que
o mesmo seja removido para que o mundo volte a ser um reino de paz e
prosperidade, como foi criado para ser.
Apesar das tentativas de Satanás em
corromper a obra de Deus, Yahweh Deus nunca permitiu que a boa
semente, que Ele mesmo semeou em Seu Reino, fosse sufocada a ponto
de se acabar. Deus sempre manteve seu povo, ou seja, alguém
conhecedor da Sua vontade desde o princípio da criação e por todos
os tempos. Jesus disse que o Pai de família semeou a boa semente em
Seu campo. "[...] O reino dos céus é semelhante ao homem que
semeia a boa semente no seu campo" (Mateus 13.24).
Neste texto o Filho de Deus assemelha o
Reino dos Céus com a obra da Criação aqui na Terra. Isto é, o campo
onde o Pai de família semeou a boa semente é a Terra. "O
campo é o mundo"; disse Ele, vs 36, mas vindo um inimigo semeou
também o joio no meio do trigo enquanto os homens dormiam. (Mateus
13.25). Isto aconteceu
no Jardim do Éden, com o primeiro
casal humano, Adão e Eva. O homem foi criado à imagem e semelhança
de Deus, era dotado de raciocínio lógico e profunda capacidade para
escolher entre o bem e o mal, no entanto, enquanto dormiam os
homens, disse Jesus, veio o inimigo e semeou o joio no meio do
trigo.
(Mateus 13.25).
O pecado do primeiro casal na
Terra trouxe sérias consequencias para toda a raça humana, inclusive
a morte que, por causa daquela desobediencia, foi também senteciada
a todos os humanos. Esta foi a principal cosequencia daquela
transgressão. (Romanos 5.12). A proliferação da iniquidade foi a
segunda consequencia. "E, quando a erva cresceu e frutificou,
apareceu também o joio" Prossegue Jesus em Sua parábola. (Mateus
13.26). Os servos do Pai de família propuseram arrancar o joio do
meio do trigo, porém, o Dono da lavoura não lhos permitiu, para
evitar que, ao colher o joio, não arrancasem também o trigo com ele"
(vs 29).
Até aqui, nada de novo nesta
parábola em relação ao pensamento comum. Porém, a partir deste
momento, Jesus da uma informação importantíssima sobre a permanência
da humanidade na Terra. É, portanto, muito importante que o leitor
atente para um detalhe na fala de Jesus, a partir do versículo 30,
note que o pai de família diz: "Deixai crescer ambos juntos até à
ceifa" (Mateus 13.30). Lembramos que os servos queriam remover
apenas o joio do meio do trigo. Entende-se, aqui, que a remoção da
boa semente nunca esteve nos planos do pai de família. Em se
tratando de uma parábola, temos de considerar o que estava na mente
de quem a pronunciava, neste caso, o Filho de Deus. Jesus sabia que
a remoção do trigo da superfície terrena nunca esteve nos planos de
Deus. Ele sabia que o Pai não semeou a boa semente no campo para
depois arrancá-la; e continua: "e, por ocasião da ceifa, direi
aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o
queimar[...] (vs 30).
A crença predominante é que o
filho de Deus vem e leva os salvos para o Céu, e deixa a Terra à
mercê de Satanás. Mas não é isso que Jesus está falando nesta
parábola. O versículo acima é muito claro. Somente o joio será
colhido por ocasião da ceifa. É neste ponto que o assunto volta ao
inicio da criação do mundo. Deus criou um reino perfeito, mas um
inimigo o contaminou com a semente do mal. Pela lógica, quem está no
lugar errado, o trigo ou o joio? Quem deve ser removido e quem deve
permanecer na Terra? Melhor, quem deve permancer e quem deve ser
arrancado do reino de Jesus? O filho de Deus mandará os Seus anjos,
e eles colherão a má semente da Terra, ou seja, do Seu reino, e tudo
o que causa escândalo será arrancado, inclusive os que cometem
iniquidade" (Mateus 13.41).
Quando o joio será removido da
Terra? Jesus afirma que isto acontecerá no fim do mundo, ou seja, (por ocasião da ceifa) o joio será colhido e lançado para
queimar. "Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e
separarão os maus de entre os justos, E lançá-los-ão na fornalha de
fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes" (Mateus 13.49,50).
Quanto ao trigo, nunca será
removido da Terra, nem para o Céu, nem para qualquer outro lugar,
mas será apenas ajuntado no celeiro, ou seja, a Terra voltará ao seu
primeiro estado, transformar-se-á novamente num paraíso (celeiro), e
se tornará a eterna morada dos filhos de Deus. "Então os justos
resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos
para ouvir, ouça" (Mateus 13.43).
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