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O Fundamento
A Igreja de Deus
está edificada sobre o princípio dos apóstolos e dos
profetas, de cujo fundamento, Jesus Cristo é a pedra
principal. (Efésios 2.20,21). Somos
organizado com o propósito de anunciar a Mensagem do
Evangelho do Reino Milenar de Nosso Senhor Jesus.
Não entendemos que a Igreja seja um corpo de suporte
jurídico, e sim, um organismo vivo organizada
conforme a doutrina dos apóstolos. O sistema
administrativo é apenas uma metodologia de trabalho
assistencial em prol da igreja que é o corpo. A
organização não consiste no sistema enquanto pessoa
jurídica, pelo contrário, a Igreja, em si, é a
organização do corpo de Cristo. Paulo dizia: –
"[...] ligado à cabeça, da qual todo o corpo,
provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai
crescendo em aumento de Deus" (Cl. 2.19).
Jesus fundou a
Igreja e prometeu que as portas do Hades nunca
prevaleceriam contra ela. (Mateus 16.18). Para dar
continuidade à edificação desta obra, o Salvador
separou homens resignados e os constituiu para
ministrarem e edificá-la sob Sua maestria, sendo Ele
mesmo a cabeça desse corpo espiritual. "E ele é a
cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o
primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha
a preeminência" (Cl 1.18).
A estes ilustres
ministrantes, Jesus concedeu dons espirituais a fim
de capacitá-los para a missão de apascentar Suas
ovelhas e granjear os talentos que receberam de Suas
mãos. A virtude do Mestre deveria e deve
resplandecer nas atitudes daqueles que são chamados
para edificar sobre o fundamento que Ele Deixou.
"Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre
que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para
apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com
seu próprio sangue" (At 20.28).
A Missão
Com a finalidade
de atender a esta causa, Jesus constituiu um
ministério para que
dessem continuidade à construção deste Reino, o
qual, quando voltar, dará como recompensa aos Seus
trabalhadores. "Quem vencer, herdará todas as
coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho" (Ap
21.7). Porém, após certo tempo, depois da
criação da Igreja, lobos cruéis penetraram entre os
santos e causaram grande prejuízo à vinha do Sumo
Construtor. Paulo dizia que após sua a sua morte,
dentre os santos se levantariam lobos cruéis que não
poupariam ao rebanho. (Atos 20.29,30).
O Triunfo
Mas isto não
significa que o Filho de Deus tenha falhado na
missão de construir o Seu Reino, nem que a Igreja
tenha sido destruída. Pelo contrário, muitos deram
suas vidas por esta fé que fora dada aos santos, sob
a premissa de que Jesus estaria com Sua Igreja até o
fim. "Tendo por certo isto mesmo, que aquele que
em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia
de Jesus Cristo" (Fl 1.6).
Estes obreiros foram
escolhidos para levar o evangelho do reino a todas
as nações, começando por Jerusalém, Samaria e por
toda a Judéia, até os confins da terra. A estes,
ordenou Jesus que ensinassem a justiça e a verdade a
todas as pessoas, e prometeu continuar com os fiéis
todos os dias e todas as noites até a consumação dos
séculos. (Mateus 28.20).
A missão de
ensinar exige muito daqueles que a recebem. Exige
santificação e dedicação para o serviço de Deus. É
preciso que o homem de Deus seja provado e aprovado
para toda a boa obra. "Tu, porém, sê sóbrio em
tudo, sofre as aflições, faze a obra de um
evangelista, cumpre o teu ministério" (2Tm 4.5).
Ocorre que as atitudes de maus obreiros
transformaram em símbolo de ganância, e causa de
lucro financeiro, aquilo que deveria ser feito
somente para o bem da salvação das almas. A grande
injustiça, no entanto, é que o mérito daqueles que
agem com verdade, é julgado sem qualquer critério ou
princípio. A exemplo das corporações de cunho
capitalista, muitos mercenários se levantaram e se
aproveitaram das ovelhas inocentes, pelas quais
Cristo morreu, e fizeram delas negócios, tratando-as
como simples mercadoria.
As Consequências
Hoje o mundo mede
os que realmente são ministros do evangelho com as
mesmas medidas destes falsos obreiros, que ao invés
de cuidar, se apoderaram da lavoura de Deus para o
próprio benefício. Infelizmente, a grande maioria
não tem o dom de discernir entre o limpo e o
profano. O que serve a Deus é pesado, pelos homens,
com a mesma balança daquele que não O servem. Assim,
como em todas as classes sociais há quem pratique o
bem, mas também há quem pratique o mal, os distintos
obreiros de Deus acabam vistos com os mesmos olhos.
Está escrito: "E nenhum de vós pense mal no seu
coração contra o seu próximo, nem ameis o juramento
falso; porque todas estas são coisas que eu odeio
diz o Senhor. (Zc 8.17).
O ruim é que
muitas almas inocentes se tornam vítimas destes
julgamentos inconsequentes e são enquadradas como
partícipes dos mesmos comportamentos daqueles que
agem erradamente. A Palavra de Deus proíbe
veementemente que se faça julgamento desta natureza
contra os ministrantes fiéis. Paulo, por exemplo,
quando viu que tinha falado contra o sumo sacerdote,
justificou sua atitude alegando que o fez sem saber.
(Atos 23.5). O mais interessante, nesta passagem, é
que Paulo disse isso sabendo que aquele homem já não
mais representava um principado reconhecido por
Deus. Em outra passagem a Palavra também diz:
"Não admitirás falso boato, e não porás a tua mão
com o ímpio, para seres testemunha falsa". (Êx 23.1).
Mas isso não deve ser motivo
para abrir mão do prazer em servir. Jesus ensinou
que o sofrer injustamente faz o homem digno das mais
ricas bem-aventuranças. (Mateus 5.10,11). E
também todos os que piamente querem viver em Cristo
Jesus padecerão perseguições. Tu, porém, permanece
naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado,
sabendo de quem o tens aprendido. (2Tm 3.12-14).
O sábio e
conhecedor da Palavra de Deus deve ter conhecimento
suficiente para saber separar o precioso do vil. Em
contra partida, o ministro do evangelho deve
procurar apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro
que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a
palavra da verdade. (2 Timóteo 2.15). Mas
evita os falatórios profanos, porque produzirão
maior impiedade" (2 Tm 2.16).
A Prioridade
A Igreja de Deus
tem como prioridade a difusão do evangelho do reino,
pois entendemos que Jesus deu aos seus discípulos
uma missão especial; a de pregar o evangelho a toda
criatura. O ide de Jesus estende-se a todas as
nações, todavia, começando por Jerusalém. Mas
recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de
vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em
Jerusalém como em toda a Judéia, Samaria, e até aos
confins da terra. (At 1,8).
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